Revitalização do Jardim de Morrumbene

Até que todas as crianças recebam os seus direitos, Não Vamos Parar.
 
SITUAÇÃO ACTUAL
Moçambique é um dos países com menos recursos educacionais em África, com centenas de pequenas comunidades, que precisam de infraestruturas sociais e educacionais.
Morrumbene, é uma pequena vila, localizada na província de Inhambane, no sul do País, que está cada vez mais carente de áreas públicas, consequência das novas tecnologias e trabalho infantil que têm mudado o comportamento social resultando numa perda ao mundo real por parte das crianças.
Para trazer frente a este cenário, tivemos a oportunidade de revitalizar o jardim que infelizmente está a ser mal aproveitado e entregar de volta o verdadeiro mundo de diversão das crianças.
É apartir das actividades recreativas que a criança sente-se instigada pelas descobertas, desenvolvendo várias habilidades, maior interacção com o meio em que vive e com os outros, apreendendo a difícil tarefa de viver colectivamente. Essa interacção é essencial para saúde física e mental das crianças e fundamental para uma sociedade harmoniosa.
 
O PROJECTO
O Projecto vem ligar os três princípios básicos da Sustentabilidade:
Reduzir os custos, procurando soluções mais baratas (Economia), através de uso de materiais recicláveis e ecológicos, pneus e bamboo, ambos materiais de fácil obtenção na região actuando como pilares do projecto (Baixo impacto ambiental). O projecto traz uma componente crucial para os moradores da vila caracterizado pela união da população trabalhando na projecção e construção do Jardim (Social).
 
Jardim de Morrumbene
Jardim de Morrumbene
PROGRAMA DE NECESSIDADES
Os ambientes do jardim podem ser subdivididos em:
 
Jardim de Morrumbene
Jardim de Morrumbene
Jardim de Morrumbene
Jardim de Morrumbene
ORÇAMENTO DO PROJECTO
 
Orcamento do Jardim de Morrumbene
FASES DO PROJECTO
Na primeira fase do projecto fez-se diagnóstico da situação actual do Jardim e a envolvente. De seguida começou-se o processo do design com a comunidade. Em terceiro lugar, foram registados todos os materiais necessários para ter um orçamento total do jardim com a finalidade de arrecadar fundos através de redes sociais e eventos locais, e por fim formar uma equipe com a comunidade para reconstruir e manter o jardim que estará completo nos finais de Julho de 2018.
 
Discutindo ideias junto a comunidade
 
2-Qual é​ o motivo?
O nosso foco principal é a educação e a saúde das crianças. Nós acreditamos que o desenvolvimento de um país está nas mãos da nova geração.
Tem se como objectivo a aproximação das crianças à natureza para mudar a direcção do pensar das mesmas , ter a maior atenção nelas porque elas são puras e aprendizes rápidas. “Ensinar, desde cedo, conceitos de sustentabilidade para a crianças é uma tarefa importante. E com exemplos simples, podemos ter efeitos que durarão por toda 
 
O MOTIVO - SORRISO DAS CRIANÇAS
 

© ARQUITECTO VINO 2020